Six Sigma: Um método que auxilia melhorias de processos e organizações

Utilizado internacionalmente, o Six Sigma visa melhorar o desempenho de processos, produtos ou serviços, sempre com foco no cliente e trabalhando preventivamente a fim de obter um melhor nível de qualidade e um menor nível de desvios, como o próprio nome da metodologia sugere.

Sigma é uma letra grega que representa desvio padrão. Na metodologia é considerado 1-sigma o nível mais baixo, onde encontramos grandes quantidades de não conformidades e o nível 6-sigma o mais alto nível de excelência – o “Six Sigma”, onde temos um resultado da aplicação de 3,4 / por milhão ou menos fora de especificação.

 O Six Sigma propõe um procedimento com cinco fases chamado DMAIC, onde:

D – Definir

M – Medir

A – Analisar

I – Incrementar

C – Controlar

Para entender melhor como aplicar o DMAIC, daremos uma breve explicação sobre cada um dos pontos.

Definir – É o momento em que o projeto e a equipe são definidos para iniciar as melhorias. Para iniciar o projeto, a equipe precisa entender quais são os pontos de importância para o cliente, a fim de determinar qual deverá ser o desempenho final.

Medir – Nesta fase o escopo do problema é definido e com base em coleta de dados é medido o desempenho do processo, analisando todas as suas etapas.

Analisar – São analisados dados para definir as causas e fatores que influenciam no desempenho do processo. É realizada a análise da causa-raiz.

Incrementar – É a fase onde devemos desenvolver soluções para tratar as causas analisadas na fase anterior, a fim de reduzir e a variação no processo.

Controlar – Para garantir a eficiência e sustentabilidade das ações propostas é necessário implementar controles e procedimentos, fazendo com que o desempenho seja sempre alto.

Em cada fase do projeto, são utilizadas diversas ferramentas e técnicas, como: diagrama SIPOC, mapeamento de Processo Atual (AS IS) e futuro (TO BE), FMEA, Pareto, Histograma, Capacidade do processo, entre outras.

Para identificar os níveis de experiência em Six Sigma, foram utilizadas nomenclaturas das artes marciais:

White Belt: Conceitos básicos de Six Sigma;

Yellow Belt: Tem conhecimento das fases DMAIC e de ferramentas simples de processos como: conceito de variação, mapeamento de processos, brainstorm e análise da causa-raiz;

Green Belt: Além dos conhecimentos dos níveis anteriores, já possuem capacidade de realizar análise da dados utilizando estatísticas;

Black Belt: São especialistas em Six Sigma, lideram e executam projetos mais complexos, utilizando analises estatísticas e ferramentas de qualidades mais avançadas;

Master Black Belt: Atuam como instrutores em Six Sigma.      

A Frontall RH utiliza o Six Sigma não só para garantir a qualidade do serviço, como também é uma ferramenta que auxilia a medir as expectativas dos clientes, analisar as causas que influenciam o desempenho e identificar soluções para corrigir práticas implementadas que não tiveram o efeito esperado.