50° Fórum Econômico Mundial – Trabalho, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável

Entre 21 e 24 de janeiro aconteceu em Davos o 50° Fórum Econômico Mundial (WEF- World Economic Forum), evento que reuniu os principais líderes globais para discutir como podemos construir um amanhã melhor, deixar um legado e impactar positivamente as pessoas.

O Fórum é um dos encontros mais relevantes do mundo, e teve como tópico-chave “sustentabilidade”, abrangendo as perspectivas sociais, ambientais e econômicas. Temas correlatos como desigualdade e inteligência artificial receberam atenção especial. Confira os destaques do encontro:

• O Trabalho vai mudar

Gianni Rometty, CEO da IBM, falou sobre a necessária parceria entre governos e empresas para adaptar empregos e habilidades às mudanças climáticas: “Será necessário um novo modelo de educação”.

• Tecnologia e inclusão

Sundair Pichai, CEO do Google, declarou que as empresas têm o dever de tornar a tecnologia inclusiva:

“A tecnologia tem o poder de transformar a sociedade. As pessoas têm fome de tecnologia, mas devemos aproveitá-la. E temos o dever de torná-lo inclusiva. O risco é deixar as pessoas para trás, criando novas desigualdades. Temos uma nova revolução tecnológica à nossa frente, graças à inteligência artificial, que será mais importante que o fogo e a eletricidade, e à computação quântica, que nos permite fazer coisas antes consideradas impossíveis”.

• Desigualdade e Economia

Abordando “desigualdade social e econômica”, Kristalina Georgieva, sucessora de Lagarde na liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI), pontuou, segundo pesquisa da instituição, que “o aumento das desigualdades sempre precede uma crise financeira. Hoje estamos vendo um aumento da desigualdade em muitas áreas do mundo e isso deve nos preocupar”.

O Ministro brasileiro da Economia, Paulo Guedes, levou uma mensagem otimista sobre a economia brasileira. Discursando com convicção as mudanças que vem fazendo para facilitar a entrada de novos investidores no país, enfatizou que continuará lutando contra a desigualdade no Brasil e irá fortalecer ideias que ajudarão a economia brasileira a ter práticas mais liberais.

Davos deixa a mensagem de que a preocupação com o a sustentabilidade deve ser mundial e urgente, essencial para que possamos nos desenvolver como pessoas, empresas e sociedade. E estas discussões já estão presentes na Frontall.

Unimos nosso conceito People First e decisões orientadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) a investimentos em tecnologia aplicada a processos e capacitação para gerenciar milhares de colaboradores cada vez mais qualificados por todo o país.