O estágio é essencial para completar a experiência acadêmica — É pondo em prática os conhecimentos adquiridos durante a faculdade que o estudante conhece melhor sua futura área de atuação.

Este formato de contratação cresceu 23,8% entre 2018 e 2019 e continua apresentando projeções positivas para os próximos semestres, já que a diminuição de ofertas de empregos formais faz com que os jovens procurem outras oportunidades no mercado de trabalho.

É a hora certa de investir na contratação de estagiários! Continue lendo e conheça todas as vantagens deste serviço. 

 

1- Por que contratar estagiários?  

Se, para um estudante, o estágio é a oportunidade perfeita para entrar no mercado de trabalho, para as empresas é uma maneira vantajosa de reforçar uma equipe e cumprir com as demandas em crescimento.  

  • Livre de encargos trabalhistas 

Já que não representa um vínculo empregatício, a contratação de estagiários é bastante econômica. 

“Por não ser empregado, o estagiário não é cadastrado no PIS/PASEP, não faz jus ao aviso prévio em caso de rescisão contratual nem a 13º salário; ao estagiário, também, não se aplicam as obrigações relativas a contrato de experiência, contribuição sindical, aviso prévio, 1/3 sobre férias (recesso) e verbas rescisórias. Sobre a bolsa-auxílio não incidem contribuições para o INSS, nem para o FGTS.” (Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008).  

  • Contrato e obrigações 

Bolsa auxílio, vale-transporte e recesso remunerado são direitos do estagiário, e demais benefícios, como assistência médica, vale-alimentação, comissões, etc. podem ser oferecidos, mas não configuram vínculo empregatício. 

Se houver interesse por ambas as partes, o  contrato de estágio pode se tornar um contrato de trabalho efetivo em até 2 anos — período de máxima duração do estágio. 

 

Neste caso, o profissional já foi preparado de acordo com os parâmetros de cultura e modelo de trabalho adotado internamente, eliminando quase completamente os esforços de adaptação à nova jornada que seriam necessários se houvesse a contratação de um profissional que veio de outra empresa.

 

2- Quem pode ser estagiário? 

Estudantes a partir dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, de educação profissional, educação especial e ensino superior regularmente matriculados e frequentando uma instituição de ensino.

  • O vínculo com a instituição de ensino é indispensável:

Além de responsável pelo acompanhamento do estudante durante o estágio, é a ponte entre o conteúdo e a prática. 

 

  • Jornada de estágio

A carga horária de estágio não pode ultrapassar 4 horas diárias e/ou 20 semanais para estudantes da educação especial e fundamental, e 6 horas diárias e/ou 30 semanais para estudantes do ensino médio, técnico e superior. 

 

3- Quando contratar estagiários? 

Eles estão prontos para conquistar o mercado de trabalho e vivenciar todas as experiências da profissão!

  • Seja para lidar com o aumento de demandas, fortalecer a equipe ou contribuir com o desenvolvimento dos profissionais que em breve estarão no mercado de trabalho, a contratação de estagiários pode ser feita a qualquer momento, de maneira simples. 

 

Um olhar estratégico para o futuro envolve investir em jovens talentos desde seus primeiros passos na jornada profissional.

Você está pronto para ajudar a desenvolver novos profissionais enquanto sua empresa cresce

Conte conosco!

 

A Frontall Júnior é a central de estágios ao alcance das mãos: 

— Selecionamos os melhores candidatos nas áreas técnicas e administrativas das maiores instituições de ensino: nosso banco de dados está em constante crescimento. 

— Oferecemos suporte profissional e psicológico durante todo o contrato, valorizando e desenvolvendo ainda mais o estagiário. 

— Conte com suporte administrativo completo e especializado, de ponta a ponta: cuidamos de todas as etapas de seleção e contratação de estagiários, com cumprimento das leis e regulamentos da modalidade. 

— Leadtime vantajoso: Nosso processo de recrutamento seleciona estagiários em até 10 dias.  

Fale com nossos especialistas em Central de Estágios e solicite uma proposta!

Banner Frontall Júnior