Selecionar um novo colaborador que esteja dentro do padrão da empresa e apto para uma vaga é a principal tarefa do Selecionador de Pessoas 

Seu trabalho começa por entender as necessidades da empresa para definir um perfil desejável para o futuro colaborador, levando em conta as expectativas e cultura da empresa. Após a divulgação da vaga, a triagem dos currículos começa com os parâmetros definidos na etapa anterior do processo como referência.

Dependendo da metodologia do Selecionador – ou recrutador, como também é conhecido – os candidatos podem ser coletados em bancos de dados online ou próprios, e até redes sociais como o Linkedin. A triagem otimiza tempo e auxilia o cumprimento do prazo determinado pela empresa, garantindo que apenas os candidatos mais adequados passem para as próximas etapas da seleção.   

A entrevista deve ser o passo seguinte. Segundo Stephany Pontes, Psicóloga da Frontall, é importante que além da seleção do currículo, o selecionador combine leitura corporal e análise de comportamento para ter um julgamento mais exato da personalidade e postura do candidato.   

É necessário entender que, principalmente no primeiro contatoé normal que nervosismo e a timidez afetem o desempenho de um forte candidato. Então, um momento de humanidade e empatia às vezes faz grande diferença na hora de acertar na contratação. Uma das técnicas que utilizamos é o Rapport, que me auxilia muito na hora de criar uma sintonia e abertura com o candidato, assim eu consigo deixá-lo mais relaxado durante o processo de entrevista”, completa Stephany 

Além da triagem de currículos e agendamento de entrevista, a seleção pode contar com a realização de testes teóricos, práticos e psicológicos, dinâmicas de grupo e entrevistas secundárias até a contratação ser realizada. Estas etapas dependem das necessidades da empresa, portanto preparação e flexibilidade são essenciais para o profissional de Recrutamento e Seleção encontrar o melhor candidato.  

Há oito anos Frontall identifica e desenvolve talentos para vagas técnicas, administrativas e operacionais, com suporte completo desde a definição do perfil do candidato com o cliente, até a administração dos funcionários terceirizados, temporários e estagiários.