Diminuição de Custos e Manutenção da Produção / Serviços

Uma grande incógnita para o futuro das empresas é: haverá no curto e médio prazo uma demanda que justifique o tamanho da minha produção ou prestação de serviços?

Essa pergunta que todos os gestores se fazem ainda não tem uma resposta. Para cada setor existe uma estimativa diferente, mas o que se sabe é: será necessária a diminuição de custos fixos para a continuidade das empresas. Nesse sentido, grande parte do custo fixo está na folha de pagamento, então, esse é um dos primeiros pontos de contenção, gerando graves problemas socioeconômicos para o país, além dos problemas com o clima organizacional das empresas e grandes despesas inesperadas com rescisões.

Então, como diminuir custos com pessoal e manter um mínimo operacional,  sem saber qual será a demanda futura? O que fazer para que esses problemas não ocorram novamente?

Uma opção é a terceirização. Terceirizar áreas produtivas, logísticas e de serviços, além da diminuição nos custos fixos, traz também a especialização em alguns setores, o que ajuda na retomada do crescimento das empresas no pós-crise. Com áreas sendo geridas por empresas especializadas, sobra mais tempo para os gestores de RH, produtos, qualidade e outros, pensarem em como melhorar suas equipes e processos, gerando mais valor ao consumidor final de seus produtos e serviços.

Os serviços terceirizados vão além da portaria e limpeza, precursores dessa modalidade e principais áreas terceirizadas. A atual legislação prevê que qualquer área da empresa pode ser terceirizada, como exemplo: áreas logísticas (transportes, carga e descarga, almoxarifados), linhas de produção, recepções, call centers, entre outros.

Nesse período complicado, busque alternativas para manter seus processos, produção e serviços. Busque consultores na área de RH e contratação de pessoas, que possam lhe mostrar o que pode ser feito para manter empregos e, se possível,  até gerar mais vagas, sem aumentar seus custos.

A Frontall disponibilizou seus especialistas sem custos, para ajudar as empresas a encontrarem outras formas de manterem seus processos e diminuírem seus custos. Solicite uma reunião no email projetos@frontallrh.com.br